sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SOB E SOBRE O GONIMÓTITA - Equipe Tribo de Atenas

Quaisquer dificuldades, mediante um empenho de valor incomparável são só desafios que estimulam ainda mais a conquista. Qualquer pedra no caminho estimula a criação de um novo meio de passagem; este, por sua vez, que esteja cabível nas condições éticas que nos deparamos na sociedade.
Gonimótita foi criado para promover a cultura da microrregião do Vale do Açu e, além disso, promover a cobertura completa de todos os fatores que ocorreram e estão ocorrendo agora mesmo, enquanto esta matéria é escrita, na II SEATEC. Para fechamento dessa primeira etapa, querendo já firmar que não será a única, queremos aproximar ainda mais aqueles que nos seguem e buscam em nossa equipe um meio de obter informações, proporcionando conteúdos acerca do nosso projeto.
SOBRE OBJETIVOS, EXPECTATIVAS E CRIAÇÃO: Como ponto inicial para a criação, temos a história do Gonimótita cercada por um evento, especificamente sobre uma parte do evento, uma gincana estudantil. Em tal etapa, nos foi proposto a criação de um blog, sujeito à uma avaliação, que cobrisse tudo que ocorreria em tempo real. Estendendo a proposta, começamos com uma seleção de informações com referências bibliográficas que tratassem da microrregião em que o Campus Ipanguaçu do IFRN, essa iniciativa foi oriunda das percepções tidas durante a busca de fontes sobre a economia, mostrando que a cultura dessa região é escassa, que em meio virtual há a falta de tais meios de promoção cultura. Grandes projetos detêm sobre si grandes expectativas e objetivos; a princípio, começamos com o intuito de pontuar na avaliação da gincana, mas o apreço pela educação nos trouxe um novo objetivo: promover a cultura da microrregião e, ainda, expandir também a qualificação dos alunos do Campus, pois, muitas vezes, percebemos que os mesmos sentem-se inferiores ao de outros campi da Instituição. Com um trabalho de equipe forte, alcançamos todos eles e, ainda, obtivemos reconhecimento e méritos, independentemente de pontuar ou não.
ETMOLOGIA “GONIMÓTITA”: Fazendo referência ao nome da equipe, “Tribo de Atenas”, procuramos uma palavra no dialeto grego que causasse uma certa confusão tanto pela pronúncia quanto pelo significado. Então, a palavra encontrada foi: GONIMÓTITA. Ela significa FERTILIDADE em nossa linguagem, tudo que a região em questão possui, semeando a fruticultura irrigada e a agricultura em terras que, antes, eram tidas como inférteis e, hoje, as potencialidades são influenciadas por tal condição.
METODOLOGIA
            BASE METODOLÓGICA: Como estamos inseridos e representando o meio acadêmico do IFRN, tentamos nos adequar a normas contidas no livro “O que é Jornalismo”, de Clóvis Rossi, que infere o seguinte sobre o jornalismo: “(...) é uma fascinante batalha pela conquista da mente e do coração de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes.” E, tentamos fazer de nossas atitudes um exemplo de ética e profissionalismo evitando, muitas vezes, revidas aquilo que nos foi colocado. Nos baseamos na imparcialidade, mostrando todos os lados de um fato, tanto o positivo quanto o negativo, tentando deixar de lado, o máximo possível, a subjetividade; pois, ainda, segundo o livro: “(...) a imprensa, de acordo com o mito da objetividade, deveria colocar-se numa posição neutra e publicar tudo o que ocorresse, deixando ao leitor a tarefa de tirar suas próprias conclusões.”Por fim, tentamos nos tornar um blog jornalístico, tomando como base a seguinte citação bibliográfica: “A função de um jornal de qualquer não é apresentar textos de grande originalidade, mas simplesmente apresentar bons textos, com muita informação e rigorosa exatidão”.
            FORMAÇÃO METODOLÓGICA
                        Pré-Cobertura sobre Temáticas: As temáticas que tomamos para o trabalho em equipe foram “Desenvolvimento e Potencialidades do Vale do Açu” e, ainda, “101 Anos do IFRN e 4 Anos do Campus Ipanguaçu”, além da finalidade real imposta pela Coordenação do Evento: Cobertura da II SEATEC. Em cima de tais temas, começamos a proporcionar um repertório de informações para que, todo o corpo discente, nos dias do evento, estivesse a par de tudo que iria ocorrer, formulando suas dúvidas sobre o tema e refinando as mesmas.
                        Utilização de Referências Bibliográficas Regionais: Na pré-cobertura, necessitamos de referências que promovessem a cultura regional e, como em meio virtual elas eram escassas, procuramos em bibliotecas das cidades fontes antigas, como livros de duas décadas atrás, conseguindo informações sobre formação cultural e cidadã das cidades que compõem todo o Vale.
                         Informações sobre a II SEATEC: Antes mesmo do acontecimento do evento, disponibilizamos informações sobre os minicursos, palestras e, ainda, sobre as inscrições, tudo isso através do site oficial do evento e twitter do mesmo.
                        Divulgação nas cidades da Microrregião: Visando a formação do vídeo, foram elaboradas várias viagens dentre todas as cidades da microrregião, repassando à pessoas influentes da região o endereço do blog, juntamente com o site do evento e da instituição para que eles pudessem se situar sobre os acontecimentos, contribuindo para a repercussão da II SEATEC.
                        Cobertura em TEMPO REAL: Durante o evento, até mesmo agora, estamos repassando todas as informações do mesmo. Nos dividimos em dois grupos, um para as postagens e outro para buscar as fontes; o último ficaria com o papel de contornar as dependências do campus à procura de novidades para colocar no tempo real em que estava ocorrendo.
                        Revisão Ortográfica e Diagramação Padrão: Na formação do corpo de nossos textos, sempre nos preocupamos com a ortografia e manter mesma fonte, tamanho e especificação de margens, de acordo com algumas condições da ABNT e a variante padrão da língua. Toda essa preocupação se deu devido a representação já que, como alunos do IFRN, representamos o Campus Ipanguaçu e, como um dos objetivos era mostrar o potencial de seus alunos, caso aparecessem erros gritantes da língua portuguesa, isso tornaria diminuta a imagem que estávamos fazendo representação.
            EXCLUSIVIDADES E PARCERIAS: Como meio de divulgação, ainda, conseguimos o apoio do 5º blog mais acessado de todo o estado potiguar, do Suébster Neri (http://www.sneri.blog.br/), que inferiu o seguinte sobre nosso blog: “Adicionei o blog de vocês nos que eu sigo e recomendo pelo meu blog. Sucesso!”Houve, ainda,  uma entrevista exclusiva com Canindé Soares, um fotojornalista responsável pela exposição “Espetáculo das Águas” que se apresentaria em uma exposição dentro do evento. O IFRN em Pauta, por sua vez, elogiou o Gonimótita e o condicionou como um dos melhores projetos que representam o Campus Ipanguaçu.

CONSIDERAÇÕES E AGRADECIMENTOS: Esses são índices que provam que, nossas barreiras e tudo aquilo que nos foi imposto e que tivemos que agüentar por ética e profissionalismo – sim, o real e não o falso profissionalismo – trouxeram como conseqüência, além do crescimento acadêmico e profissional, promovendo o espírito de equipe, uma condição de sucesso pleno. Esse sucesso é o que nos motiva a continuar, mesmo depois da II SEATEC, difundindo a cultura regional e mostrando que, acima de qualquer competição ou avidez por vitória, está o crescimento individual e coletivo, trazendo méritos não só ao Campus, mas àqueles que encontraram provocações e diversos problemas, resolvidos com paciência e determinação. Então, o agradecimento é necessário, principalmente, a todos da Tribo de Atenas e, ainda, aos terceiros que motivaram ainda mais o trabalho. Daqui para frente, tentaremos conciliar nossa segunda etapa, que é bem mais ampla, e manter o mesmo sucesso que obtivemos nessa que tem seu término agora.