terça-feira, 14 de setembro de 2010

DESCOBRINDO O VALE - INSTITUTO CHICO MENDES






Em visita ao município de Açu, mais precisamente nas margens da BR 304 –visitamos o Instituto Chico Mendes, que tem como papel principal conscientizar a população das questões ambientais e de fiscalização do tráfico de animais silvestres, da pesca predatória e da extração de areia nos rios.

Fomos acompanhados pelo funcionário José Fernandes (mais conhecido como o Irmão). Ele nos mostrou uma parte da área do Instituto e nos concedeu diversas informações. Sua extenção de área preservada é de 418km², com mata nativa (caatinga) indo desde as margens da BR 304, até a lagoa do piató (zona rural do município de Açu). O instituto emprega cerca de 8 funcionários  e ainda recebe pesquisadores e estagiários oriundos de diversas instituições universitárias do estado (como UERN e UFERSA).
Este instituto abrange as cidades do vale do Açu, fazendo com seu trabalho uma espécie de salvação da biodiversidade da região, atuando contra o tráfico de animais silvestres (principalmentes pássaros oriundos da região), a pesca predatória (peixes em fase imatura, modificando o ecosistema local.
Visitamos também um viveiro de mudas construído numa parceria feita entre a prefeitura municipal do Açu e o Instituto, onde podem ser encontradas além de árvores frutíferas, diversas espécies nativas que serão utilizadas para reflorestar inúmeras áreas do município.