sábado, 18 de setembro de 2010

DESCOBRINDO O VALE – LÁGEA FORMOSA: SÃO RAFAEL

Em visita ao município de São Rafael (Vale do Açu), a equipe foi até a Lágea Formosa, propriedade do agropecuarista Joaquim de Barros (mais conhecido como Nem) que herdou a propriedade de seus antepassados.  Antes da caminhada, recebemos informações sobre a propriedade e os ilustres (Aluízio Alves, Câmara Cascudo, a baronesa de Serra Branca, entre outros) que já estiveram no local.
Nas formações geológicas da propriedade, encontram-se inúmeras pinturas rupestres de um valor inestimável, pois permite que nós passemos a conhecer a história dos nossos semelhantes que habitavam aquela região. Na área também já foram encontrados inúmeros fosséis de espécies primitivas da era paleolítica. Por esse motivo recebeu uma intesiva divulgação por parte das principais entidades do Estado, como: IDEMA, IFRN, PROECO, PETROBRÁS, Governo do Estado do RN, FUNCERN, UFRN e CPRM.
Entre as depressões encontradas nas rochas da propriedade, podemos encontrar no período de inverno inúmeras piscinas naturais, formadas pela água que escoa das rochas.
A paisagem é linda, pois a vegetação rústica da caatinga prevalece em meio ao lugar. Pode-se observar desde o mandacaru, o xique-xique, a carnaúba até árvores mais frondosas como o pereiro e frutíferas como a mangueira e o côco da Bahia.