Em visita ao município de São Rafael-RN (Vale do Açu) descobrimos uma micro produção de artesanato vindo de uma associação de mulheres na qual se utilizam da carnaúba, árvore abundante na região, como sua principal matéria-prima especificamente o talo e palha.
A associação recebe o nome de “Associação de Mulheres Produtoras de Artesanato do Desterro” devido a sua localização, um pequeno povoado na zona rural de São Rafael chamado Desterro. Seu surgimento veio de uma associação masculina que já existia no mesmo povoado, mas que não recebia muitos incentivos e quando recebia não era investido como se deveria pelos homens participantes, em posição disso as mulheres da comunidade tomaram a iniciativa de criar uma nova associação, dessa vez feminina.
A iniciativa deu certo e hoje 14 famílias são beneficiadas com os lucros dos produtos artesanais vendidos, que vão desde pequenas cestas de palha até grandes obras de arte com a carnaúba que percorrem não só todo o estado do Rio Grande do Norte mais também outras cidades brasileiras.