Com uma implantação que enfrentou vários problemas, encontramos hoje um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) situado na base física da cidade de Ipanguaçu.
Como o governo dificultava muito a expansão e interiorização dos antigos Centros Tecnológicos, muito tempo foi se sucedendo até que, 4 anos atrás, com o projeto de interiorização, foi destinado ao município de Ipanguaçu o privilégio de situar um Centro Tecnológico que propiciasse para a educação uma considerável melhoria.
Só em 2006, a Fazenda-Escola Ceneticista Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, que em 1999, já ficara sob a jurisdição do CEFET-RN utilizando a nomenclatura de Centro de Tecnologias e Agronegócios do Vale do Assu, passou a ser, oficialmente, um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), marcando o primeiro passo da expansão das redes federais de ensino tecnológico.
Nos seus 4 (quatro) anos, o Campus Ipanguaçu passou por várias dificuldades, tais como as enchentes oriundas das cheias do rio Piranhas-Açu. Contudo, os muitos desafios encontrados proporcionaram uma valorização do mérito alcançado através da interiorização já que, o espaço educacional tem sido remontado, passando a deter sobre si altos índices de melhoria.
O espaço é modificado através das ações de promoção do caráter cidadão do indivíduo, além de refinar o conteúdo contido no senso comum, mudando visões e proporcionando qualificações para atuar no meio externo, isto é, no mercado de trabalho. Sendo, assim, uma das potencialidades do futuro que trará o beneficiamento de ações sustentáveis para a economia, preservando as matérias-primas dos recursos econômicos; além de mudar perfil trabalhista da região.
Muitas melhorias físicas já ocorreram e continuam a ocorrer, em prol do beneficiamento da educação pois, apesar de ser um campus que abrange apenas dois cursos, estes, por sua vez, transformam pessoas que teriam acesso à uma educação de baixa qualidade, em cidadãos analíticos e críticos, imperando mudanças através de suas visões sociais.
A equipe do Gonimótita, portanto, agradece pelo trabalho prestado por toda a equipe acadêmica, desde o pessoal da limpeza, passando pelas coordenações e demais servidores, até os nossos colegas de instituição; pois, sem a presença destes, a instalação do campus não seria possível.