quinta-feira, 9 de setembro de 2010

HISTÓRIA DAS CIDADES E VALE DO AÇU – ALTO DO RODRIGUES

A história desse município se inicia com a transformação de uma pequena fazenda agrícola, já existente no século XIX, em um povoado, com a influência do capitão Joaquim Rodrigues Ferreira que, aproveitando uma elevação natural do terreno na margem direita do Rio Açu, criou uma grande casa e deu início ao povoamento da região.
O nome da cidade, então, é uma referência tanto à elevação natural quanto ao capitão que começou ali um povoamento.

O nome Alto do Rodrigues, que homenageia a família do fundador da cidade, foi surgindo aos poucos como referência ao lugar onde a casa do fazendeiro estava instalada. Joaquim Rodrigues Ferreira foi fazendeiro e chefe político nos municípios de Macau e Pendências. (MORAIS, 2007.p.26)

Após 1880, a casa deixou de ser a única instalação da região, esta passando a ser ocupada também por casas de taipa pertencentes aos trabalhadores e vaqueiros da fazenda ali situada. A população também aumentou com as famílias que passaram a fixar-se nas proximidades da fazenda pela elevação natural, cansadas de enfrentarem sempre os mesmos problemas provenientes das cheias do Rio Açu.
O pequeno povoado que se formava, começou a introduzir as práticas agrícolas, com o plantio de algodão e a extração da cera da carnaúba; além da pecuária. Contudo, essas práticas beneficiavam, principalmente, Macau, pois na época o povoado era um distrito do município e o mesmo era chefiado pelo capitão. Só em 1853, o povoado passou para a jurisdição do município de Pendências, onde se consagrou por 10 anos o maior centro demográfico dali.
O forte desenvolvimento das potencialidades da região ocasionou ainda mais o crescimento e desenvolvimento da região que, aos poucos, ia aprimorando suas técnicas agrícolas, extrativistas e da criação de gado. Foi em decorrência desse desenvolvimento que, em 1963, o distrito conseguiu sua emancipação política, além dos chefes políticos que governariam a região.

A emancipação política veio em 28 de março de 1963, durante o governo de Aluízio Alves, com Alto do Rodrigues em franco desenvolvimento sendo desmembrado de Pendências por força da Lei número 2859. No dia 14 de abril do mesmo ano foi instalado como município. Seu primeiro administrador, escolhido por nomeação, foi Luiz Moreira da Silva, que governou a cidade por apenas 9 meses, dando lugar ao prefeito eleito em 3 de outubro de 1963, João Fernandes de Medeiros. (MORAIS, 2007.p.26)

Desde então, as mudanças na região foram proporcionando um maior crescimento e valorização. As novas potencialidades descobertas, as técnicas de aprimoramento instaladas só trouxeram mais desenvolvimento e crescimento para o antigo povoado oriundo através da fazenda do capitão.