No período de 20 a 24 de setembro, no Campus Ipanguaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) acontecerá um evento cuja finalidade principal é promover a expansão do conhecimento acadêmico, tanto dentro das áreas tecnológicas, quanto ecológicas e culturais. Além disso, a promoção da intercalação entre a equipe acadêmica do campus e toda a comunidade na qual está situada, abrangendo assim, cláusulas do Projeto Político Pedagógico (PPP) e proporcionando a cidadania.
Em sua segunda edição, já é considerável o aumento da participação dos estudantes do campus, muitas das palestras proporcionadas aos alunos já estão esgotadas, mesmo sendo ampliadas recentemente. Estas, por sua vez, estarão disponíveis até o dia 12 (domingo) de setembro e trarão desde entretenimento, como as salas de vídeo, como palestras que reforçam ainda mais a base acadêmica, como as de programação e métodos de estudo bem elaborados em determinadas disciplinas.
Uma das temáticas expressas dentro do evento é: Desenvolvimento e Potencialidades do Vale do Açu, microrregião potiguar no qual o campus está situado. Com isso, tanto os estudantes quanto os demais componentes da equipe acadêmica, aprofundarão os conhecimentos com a região na qual vivem e, além disso, muito provavelmente será nelas que os futuros técnicos promovidos pela instituição irão atuar então, antes de tudo, é preciso entender as potencialidades e como se dá o desenvolvimento, tanto para as perspectivas do mercado de trabalho ao final do curso, quanto para melhorar a situação da região com tudo que foi aprendido durante o tempo em sala de aula.
Há, também, a comemoração dos 101 anos do IFRN, que acontecerá no dia 23 (quinta-feira) e a comemoração dos 4 anos da instalação de um campus na base física da cidade de Ipanguaçu, também na mesma semana do evento. Então, o evento nessa segunda edição promete surpresa aos seus participantes locais e externos já que as inscrições também podem ser feitas por alunos de outras instituições.
Adquirir conhecimento, acima de tudo, é um mérito pessoal que acarreta benefícios profissionais. A II SEATEC é uma transcrição de uma iniciativa da equipe acadêmica do campus e destinada, principalmente, aos estudantes do campus, para que estes sejam beneficiados na área do conhecimento, complementando suas idéias e trazendo reflexões sobre os mais variados temas. Sendo assim, a participação dentro do evento é de suma importância para que o contexto pessoal, profissional e cidadão sejam abrangidos de uma forma ampla.