Situado 214 quilômetros de distância da capital potiguar, o município de Ipanguaçu possui uma extensão territorial de 375 quilômetros quadrados, onde se distribuem uma totalidade de 12.414 habitantes, sendo 4.592 desses habitantes situados na zona urbana, enquanto os demais, 7.822, distribuídos na zona rural.
O município é banhado por dois rios, o Piranhas-Açu ao oeste e o rio Pataxó. Seu clima está incluso no semi-árido nordestino, com chuvas mais abundantes no período do outono. Suas paisagens são elaboradas pela vegetação típica da região: a caatinga e a mata ciliar de carnaúbas onde, a última, sofreu grande desmatamento para dar lugar a plantios de banana, melão e algodão.
Sua economia encontra certa diversidade, pois adota como potencialidades uma agricultura irrigada, industrialização da cerâmica. Há ainda a forte influência que a abundância em recursos hídricos proporcionada para o município, sendo assim, também considerado como uma potência indireta.
Na economia local destaca-se a atividade agrícola irrigada, que tem se desenvolvido muito nos últimos anos, fazendo de Ipanguaçu um dos grandes produtores nacionais de frutas tropicais, com destaque para a Banana e a Manga. Outra atividade forte é a indústria da cerâmica, na fabricação de telhas e tijolos. O município tem sua principal reserva hídrica no Açude Pataxó, com capacidade para armazenar mais de 24 milhões de metros cúbicos d’água. (MORAIS, 2007.p.90)
Ainda falando sobre a economia, podemos citar o artesanato local, além das festividades culturais em conjunto com as atividades turísticas, ambos ainda impulsionando o crescimento da cidade.
O artesanato apresenta trabalhos de tecelagem realizados em teares movidos a pedal, e, utiliza-se a abundante palha da carnaúba existente na região, para a confecção de bolsas, chapéus, esteiras e tapetes. As principais festividades do lugar são as comemorações em homenagem à padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, que ocorrem no dia 11 de fevereiro, com atos religiosos, manifestações culturais e eventos populares. (MORAIS, 2007.p.91)
Ipanguaçu é um município ainda em crescimento, pois sua população urbana é inferior à rural e, além disso, sua extensão urbana é inferior quando comparada às principais cidades da microrregião onde se está situada. Contudo, a educação dali recebeu um reforço com a interiorização dos campi do IFRN, podendo contar com profissionais cidadãos e que contenham qualidade, podendo modificar e melhorar o espaço atual, encontrando na educação uma nova potencialidade para a economia.