quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CONTEXTO ATUAL DAS CIDADES DO VALE DO AÇU – ALTO DO RODRIGUES

O Alto do Rodrigues, mais um dos municípios pertencentes ao Vale do Açu, tem sua localização fixada há 204 quilômetros, possuindo uma extensão de 200 quilômetros quadrados, onde se distribuem cerca de 10.400 habitantes, com cerca de 65% encontrados na zona urbana e, os demais, na zona rural.
O município encontra como destaque uma boa base econômica, onde as qualidades férteis do solo beneficiam práticas agrícolas, proporcionando empregos para a população ali situada, além de ser a base para pólos de grande empresa explorarem ainda mais a fertilidade encontrada no lugar.

Dispondo em seu subsolo de grandes reservas de petróleo e gás natural, Alto do Rodrigues pode ser considerado um município rico, contando com uma forte presença da Petrobrás e de diversas empresas prestadoras de serviço.A economia local ainda se destaca pelo maior projeto de fruticultura irrigada do Estado e, mais recentemente, a Termoaçu, prevista para produzir energia no ano de 2008. (MORAIS,2007.p.26)

Falando especificamente da agricultura, a qualificação feita pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) do solo como cambissolo eutrófico possibilita a interpretação como um solo que beneficia plantações de ciclo longo, tais como o caju e o coco; enquanto que, para as lavouras, há uma restrição quanto à seu uso.
O desenvolvimento da região é tão notório que, em dez anos (1996-2006), o Produto Interno Bruto (PIB) havia passado de 8,15 milhões para 168,191 milhões, segundo dados coletados no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As mudanças ocorridas entre uma década são conseqüência das passagens pelas quais o setor industrial passou sempre se aprimorando para conseguir se adequar às exigências feitas pelo comércio de exportação. Há ainda a introdução do petróleo e gás natural, além da construção da Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira, a qual o projeto prevê a produção de 325MW de potência.
Valorizado desde seu passado, o Alto do Rodrigues é um município que possui todas as características para um profissional buscando entrar em um mercado de trabalho estável, graças aos pólos de grandes indústrias ali situadas, além de propiciar um comércio diversificado, onde as áreas de atuação poderão abranger diversos cursos.