Petróleo é uma substância oleosa e inflamável, com densidade menor do que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o âmbar, embora muitas discussões, hoje é notório saber que a origem do petróleo é orgânica, tendo sua composição baseada na combinação de carbono e hidrogênio (hidrocarboneto).
A teoria da formação do petróleo mais consistente está ligada a decomposição dos seres que compõem o plâncton, ou seja, decomposição de rochas sedimentares e de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de mares e lagos a milhões de anos, causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Essa acumulação de resíduos orgânicos no fundo de mares e lagos pressionado pelos movimentos da crosta terrestre é necessário para o surgimento do petróleo.
Após formado, o petróleo se desloca até um terreno apropriado para sua concentração, as bacias sedimentares, que por sua vez são formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, preenchendo os poros rochosos e formando as jazidas, nessa faixa do subsolo são encontrados o gás natural na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.